Helicobacter pylori

A Helicobacter pylori continua a ser um grande problema de saúde a nível mundial, causando morbilidade e mortalidade consideráveis devido à doença da úlcera péptica e câncer gástrico.

Sabe-se que os fatores locais são essenciais para a a determinação das estratégias de tratamento, e por isso, as diretrizes muitas vezes são conflitantes. Este material da WGO – World Gastroenterology – é bem interessante, e os próprios autores indicam que as diretrizes sejam baseadas no melhor conhecimento local disponível, em vez de meramente extrapolar a partir de diretrizes formuladas em outras regiões, que podem ser menos aplicáveis.

É Importante ressaltar que o diagnóstico é médico, mas é fundamental o nutricionista entender deste processo para propor o aconselhamento nutricional adequado, bem como saber o momento de indicar ajuda médico para o paciente.

Na grande maioria das vezes o uso de antibiótico é o tratamento inicial. Nesta diretriz, contudo, discute a dificuldade, seja de efetividade (resistência primária ou secundária a bactéria), mas também de disponibilidade de recursos para a aderência ao tratamento.

Os autores discutem também a manutenção do tratamento por tempo adequado, e que as estratégias complementares devem ser seguidas também. Neste contexto, a nutrição tem um papel bem importante também.

Conheça o material na íntegra

FONTE: Diretrizes mundiais da Organização Mundial de Gastroenterologia – Helicobacter pylori
Maio de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *